APL VRP REALIZA REUNIÃO DE GOVERNANÇA PARA BALANÇO DE ATIVIDADES

apl_

O Arranjo Produtivo Local de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar realiza reunião de governança para apresentar um balanço de atividades do período 2018-2021 e aapresentação da Plataforma de Comercialização Daqui Alimentos.

O encontro ocorreu no dia 16 de Março, reunindo de forma virtual as entidades que compõem a governança do APL para apresentação do balanço das atividades realizadas, com destaque as ações do projeto Rede de Comercialização da Agricultura Familiar, que conta com recursos da Consulta Popular 2016/2017, possibilitando a realização de atividades formativas para os agricultores familiares, visitas técnicas e a disponibilização de um sistema de gerenciamento de estoque e fluxo de mercadorias integrado ao Daqui Alimentos para as cooperativas da agricultura familiar da região. Neste período também teve oapoio e realização de feiras de alimentos, além de realização de atividades formativas no Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo, atendendo mais 1300 agricultores familiares, de 43 municípios diferentes e contando com mais de 30 instituições parceiras.

Em 2020 também contou com a parceria entre UNISC, EMATER e APL para construção de rótulos e tabelas nutricionais para as agroindústrias familiares da região, atendendo 14 unidades dos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sinimbu e Passo do Sobrado.

Em seguida teve a apresentação e a entrega da plataforma de comercialização Daqui Alimentos, que recebeu diversas atualizações na sua plataforma online, possibilitando aos agricultores e cooperativas regionais a oferta de produtos da agricultura familiar diretamente aos consumidores, além de permitir o gerenciamento das Unidades Produtivas, caderno de campo e estoque. Ela está disponível através do site www.daquialimentos.com.brpara agricultores familiares, cooperativas e consumidores dos 23 municípios de abrangência do COREDE Vale do Rio Pardo.

Ao final da reunião, foi informado que o atual convênio que mantem o APL irá finalizar em maio deste ano, e por enquanto não possui nenhuma perspectiva de acesso a projetos que promovam as atividades do programa de Arranjos Produtivos Locais, deixando a partir desse período sem equipe técnica.

Para João Paulo Reis Costa, coordenador da governança, o APL é um “um trabalho a muitas mãos, na coletividade de fato e que demonstra o quanto a pauta em comum de fortalecimento da Agricultura Familiar Camponesa pode unificar uma região, e trazer ganhos em todos os setores da mesma”. Sobre o encerramento do APL, João Paulo descreve que “O que vale ao final de uma lida e uma luta, é a sensação de missão cumprida, de dever de casa feito. Que a nossa região, entenda e mantenha o legado desses 8 anos de APL”. Para Wandoir Sehn, Gestor Executivo do APL, foram mais de R$16.000.000,00 investidos ao longo desse período no Vale do Rio Pardo, que promoveram a agricultura familiar, as agroindústrias familiares, a produção de alimentos, possibilitando a geração de renda a partir dessas atividades, a diversificação das propriedades e abastecendo a região com alimentos de qualidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *