341624_807241_img_0124_web_

APL de Produção de Alimentos é apresentado aos alunos de Mestrado e Doutorado

Desafios da política foi debatida na Universidade nesta quinta-feira
Santa Cruz do Sul – A atuação do APL de Produção de Alimentos da Agricultura Familiar e Agroindústrias do Vale do Rio Pardo esteve em pauta du341624_807241_img_0124_web_rante um encontro dos alunos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), nesta quinta-feira. A atividade, coordenada pelo professor Rogério Silveira, contou com a participação do gestor do APL de Alimentos, Jesus Edemir Rodrigues, que fez uma explanação dos seis anos de atuação do arranjo no Vale do Rio Pardo.

Rodrigues fez uma contextualização do surgimento da política dos APLs em 2012, do seu reconhecimento e da conquista dos primeiros recursos do Governo do Estado, via financiamento do Bird. “Os primeiros recursos foram aplicados na estruturação da governança do APL e, posteriormente, fomos sendo enquadrados em outros convênios, onde pudemos aplicar em questões práticas, em especial a plataforma Daqui Alimentos”, destacou.

O gestor do APL de Alimentos citou que o programa iniciou com cerca de 90 agricultores familiares atingidos, sendo que atualmente são mais de 1 mil que são beneficiados com a política do APL. “A atuação do APL já conseguiu articular o investimento de mais de R$ 16 milhões em recursos para a agricultura familiar, beneficiando a produção de alimentos”, observou Jesus.

Por outro lado, ele garantiu que o APL ainda apresenta alguns desafios, em especial na criação da rede de comercialização, que deve ser fomentada nos próximos anos com o aplicativo Daqui Alimentos, que foi concebido com o objetivo de facilitar a interlocução entre os agricultores familiares e a rede comercial, em especial, nas compras institucionais.

“Concebemos a plataforma Daqui Alimentos com o objetivo de facilitar essa intermediação. Ainda carecemos de ajustes e de testes para ver como a ferramenta funciona na prática. Além disso, ainda será necessário se criar espaços físicos de comercializar produtos da agricultura familiar, ações que estão previstas no Plano de Desenvolvimento”, observou.

Assessoria de Imprensa do APL de Alimentos

Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692

Direção de Conteúdo

Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com

(51) 3056.2840 / 9999.46313

FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp

CASE MARKETING

Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro – 96810 174 – Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

APL Agroindústria e Produção de alimentos apoia evento da Emater/Ascar-RS

O APL de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo apoio o 2º Seminário de Bovinocultura de Leite, que aconteceu na quarta-feira, dia 4 de julho, na sede do EC Avenida. Na ocasião em torno de 300 produtores de leite daregião debateram o futuro do setor, numa promoção do escritório regional da Emater/Ascar-RS de Soledade.

Em sequência a este evento, nesta quinta-feira, dia 5, a Emater/Ascar-RS com o apoio do APL promoveu a capacitação sobre o “Bem-estar animal Bovinocultura de Leite”, no auditório do bloco 19 da Unisc, com a participação do professor Vanderlei Porfírio, que atua na Embrapa-PR. Além desta atividade, nesta sexta-feira ocorrerá uma visita técnica em uma propriedade em Agudo. Todos os eventos integram o 2º Seminário de Bovinocultura de Leite do Vale do Rio Pardo.

36688577_1945261115696334_6360411279030484992_n