APL de Agroindústrias e Produção de Alimentos participa da 1ª Agrofeira

Santa Cruz do Sul – A realização da 1ª Agrofeira, de Venâncio Aires, contou com a participação do APL de Agroindústrias e Produção de Alimentos do Vale do Rio Pardo. O evento, que foi realizado entre quinta-feira, dia 17, e domingo, dia 20, teve o apoio do arranjo produtivo local para a comercialização e o consumo de produtos da agricultura familiar.338089_793563_aagrofeira

Segundo o gestor do APL, Jesus Edemir Rodrigues, a iniciativa foi importante para proporcionar às agroindústrias e aos agricultores familiares uma forma de interação com o consumidor final, além de focar numa programação voltada para a atividade.

O evento contou com mais de 100 expositores presentes com variados tiposde produtos e materiais agrícolas. No artesanato são 12 artesãos que estão com seus produtos expostos, onde o público encontra materiais de crochê, cuias personalizadas, enfeites e laços para cabelo. Também participaram 19 agroindústrias familiares associadas à Cooprova. Mais outras 10 provenientes de outros municípios, que disponibilizaram ao público produtos variados como sucos, embutidos e laticínios.

Segundo a produtora da agroindústria “Coutinho Conservas”, Marilene Coutinho, a expectativa para o evento é muito boa. “Ter a participação das agroindústrias neste evento é uma forma de valorizar nós produtores que produzimos, embalamos e vendemos nossos produtos”, justifica.

Segunda edição

Apesar do mau tempo que prejudicou parte da programação, a Secretaria Municipal de Agricultura confirmou que pensa na segunda edição da Agrofeira. A abertura oficial da feira ocorreu na sexta-feira, dia 18, sendo que houve o registro de resultados positivos com atividades e palestras técnicas. A segunda edição do evento está prevista para ocorrer em 2020. A feira voltada para o público agrícola deve ser realizada nos intervalos da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).

O secretário da Agricultura André Kauffman explica que os primeiros dias do evento tiveram boa participação do público. Segundo o gestor, a segunda edição da Agrofeira já está confirmada. “É uma ideia que não se volta para trás, temos que evoluir. Tivemos um grande número de participantes e queremos que eles continuem expondo e fazendo negócios através da feira”, afirma.

A Agrofeira foi organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura de Venâncio Aires, Emater/ASCAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, APL Agroindústria e Produção de Alimentos do Vale do Rio Pardo e a Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).

Assessoria de Imprensa do APL de Agroindústria e Produção de Alimentos

Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692

Direção de Conteúdo

Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com

(51) 3056.2840 / 9999.46313

FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp

CASE MARKETING

Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro – 96810 174 – Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

APL de Alimentos participa do Encontro de Sementes Crioulas

Venâncio Aires – O APL de Produção de Alimentos e Agroindústrias do Vale do Rio Pardo foi representado pelo coordenador da governança, João Paulo Reis Costa, no 3º Encontro Regional de Sementes Crioulas, realizado no dia de abertura da Agrofeira, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires. Numa soma de entidades, agricultores familiares, associações e cooperativas da região que estão debatendo a importância estratégica para a agricultura familiar da manutenção das sementes crioulas.337824_792201_bb1957c6_38f7_4b62_bdd5_cda683946cf1

Em sua fala Costa apontou a importância das sementes crioulas para uma agricultura comprometida com a produção de alimentos saudáveis. “Estarmos aqui referendando esse evento, em nossa representação de 33 entidades que compõe o nosso APL, é de extrema importância, pois é a mostra do compromisso enquanto APL, de estimular e trabalhar mais a cada dia para que tenhamos sempre à disposição das pessoas, alimentos saudáveis, limpos e sem veneno, estando na alimentação a base de nossa saúde e para isso, as sementes crioulas são essenciais”, observou.

O evento contou com cerca de 200 participantes que tiveram à sua disposição palestras, oficinas e o momento mais esperado, de troca de sementes, das mais variadas espécie. É nessa hora em que agricultores familiares estabelecem laços de cooperação, compartilhando a riqueza das suas sementes crioulas, normalmente marcando um novo encontro para o ano seguinte, no próximo encontro de sementes crioulas. A 1ª Agrofeira, promovida pela Prefeitura de Venâncio Aires, segue até domingo, no Parque do Chimarrão, com foco voltado para as agroindústrias do município.

Assessoria de Imprensa do APL Produção de Alimentos e Agroindústrias do Vale do Rio Pardo

Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692

Direção de Conteúdo

Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com

(51) 3056.2840 / 9999.46313

FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp

CASE MARKETING

Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro – 96810 174 – Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

APL de Agroindústria apresenta Daqui Alimentos na Semana do Empreendedor

Santa Cruz do Sul – O coordenador do Arranjo Produtivo Local Produção de Alimentos e Agroindústria Vale do Rio Pardo (APL VRP), João Paulo Reis Costa, e o gestor do APL Agroindústria Jesus Edemir Rodrigues, participaram na última terça-feira, dia 8, da 8ª Semana do Empreendedor de Santa Cruz do Sul, apresentando o case do Daqui Alimentos, no painel “Meios e tecnologias para uma zona inteligente”.

O coordenador do APL VRP, João Paulo Reis Costa, ressaltou que a plataforma surgiu da necessidade dos 32081323_1911277675761345_7730568110595375104_nagricultores e proprietários de agroindústrias de colocar seus produtos no mercado. Ao criar a plataforma digital, os idealizadores, que foram além e também incluíram ferramentas de auxílio à gestão das propriedades produtoras de alimentos, já que o gerenciamento da atividade também representava um problema para boa parte dos empreendedores.

A explanação da funcionalidade do Daqui Alimentos foi feita pelo gestor do APL Agroindústria e Produção de Alimentos, Jesus Edemir Rodrigues que aproveitou a oportunidade e agradeceu ao professor da Unisc, Eduardo Kroth, um dos desenvolvedores do sistema, pela oportunidade de apresentar o Daqui Alimentos neste grandioso evento.

O aplicativo Daqui Alimentos é uma plataforma digital para comercializar, gerenciar e de divulgação de produtos da agricultura familiar. Ele foi concebido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), vai beneficiar em torno de mil produtores de alimentos em 23 municípios do Vale do Rio Pardo, e vai tornar ainda mais próximos os agricultores e os consumidores.

32169111_1911277785761334_8608919468434784256_n

 

32082200_1911277552428024_8475461941056241664_n

Michele Wrasse

Jornalista / Assessoria de Imprensa/ conteudo@casemkt.com

(51) 3056.2840

FB: CaseMarketing

CASE MARKETING

Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro – 96810 174 – Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

 

 

APL de Agroindústria: Governança discute realização da 1ª Feira Regional Daqui Alimentos

Evento está previsto entre os dias 3 e 5 de agosto, no Parque da Oktoberfest. Também foi assunto a mobilização para a Consulta Popular

Santa Cruz do Sul – O APL de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo realizou reunião de governança na manhã desta terça-feira, dia 8, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O encontro foi conduzido pelo coordenador do APL VRP, João Paulo Reis Costa, e contou com a participação de mais de 30 integrantes da governança.
Um dos principais assuntos foi o debate conceitual da 1ª Feira Regional d337159_789741_img_0008a Agricultura Familiar, já batizada de Feira Regional Daqui Alimentos, que está prevista para ser realizada entre os dias 3 e 5 de agosto, no Parque da Oktoberfest. O evento é uma iniciativa do próprio APL, sendo que a ideia é promover a produção regional de alimentos para o mercado consumidor.
Segundo o coordenador do APL, João Paulo Reis Costa, serão três os eixos norteadores da feira: o de proporcionar visibilidade aos produtos locais, estabelecendo uma relação comercial; o pedagógico, que será o de orientar os produtores a estabelecer um bom atendimento com o consumidor, além de ter oficinas temáticas que aproximem as pessoas; e o terceiro eixo é o político, a fim de realizar uma audiência pública da Assembleia Legislativa, para discutir ações desenvolvidas na região para fomentar a produção de alimentos, bem como, as exigências legais para a comercialização desses produtos.
((A plataforma é uma das ações, o CVT é outra, a SDR tem várias ações também. O propósito da audiência pública é mostrar para população essas iniciativas) o paragrafo de baixo tu deve adequar essa situação)
“Queremos aproveitar este momento para mostrar para as autoridades que estão na gestão do setor no RS e mostrar o quão inovador é esta plataforma que liga agricultores e compradores. A ideia é dar visibilidade à produção de alimentos e se enxergar nela um potencial de crescimento da região”, citou Costa. O próximo passo será a busca do fechamento de parcerias e da formatação de uma programação para iniciar o processo de divulgação da feira.
Consulta Popular
A inclusão de recursos para o APL de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar na votação da Consulta Popular também foi discutida entre a governança. Segundo o coordenador João Paulo Reis Costa, a participação nas assembleias dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) nos 23 municípios é fundamental para que a região seja contemplada com recursos.
“Como os recursos de fomento do Bird junto ao Governo do Estado para a política dos APLs está no final, é muito importante que consigamos incluir nossa proposta novamente na Consulta Popular para que a região tenha este aporte de recursos e uma garantia de investimentos”, completou.
Ele lembrou que a região já teve o investimento de mais de R$ 17 milhões em recursos injetados na agricultura familiar, por articulação da Governança do APL. “Estamos falando de uma articulação, que além de reunir um grande número de entidades, que vem aportando muitos recursos através de captação para a região”, explicou.

APL de Produção de Alimentos realiza reunião de Governança no CVT

Santa Cruz do Sul – O Arranjo Produtivo Local (APL) Agroindústria e Produção de Alimentos do Vale do Rio Pardo realiza na próxima terça-feira, dia 8, às 9h, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Rincão Del Rey, Rio Pardo, uma reunião de Governança.

Na pauta do encontro está a apresentaçã336657_787412_img_0033_web_o do Projeto da Feira da Agricultura Familiar em Santa Cruz do Sul; a proposta da criação do selo Daqui Alimentos; informações sobre a Plataforma Daqui Alimentos e articulação de propostas do APL para Participação Popular Cidadã 2018.

Segundo o coordenador do APL Agroindústria e Produção de Alimentos, João Paulo Reis Costa, destaca que a participação das entidades de Governança é essencial no debate dos assuntos da pauta. “Precisamos fazer um apanhado das questões pertinentes ao APL desde a Expoagro e encaminhar algumas ações quanto à Feira da Agricultura Familiar, que está prevista para ser realizada no meio do ano”, citou.

João observa que a articulação das entidades também é importante para que a região possa voltar a garantir recursos da Consulta Popular para o APL. “Estamos mantendo algumas conversas para que possamos nos mobilizar em busca de recursos, tendo em vista o planejamento estratégico do APL e também do Corede”, citou.

 

Assessoria de Imprensa do APL Agroindústria e Produção de Alimentos do Vale do Rio Pardo