APL VRP participa do 4º encontro de APLs em São Miguel das Missões

O APL de Agroindústrias e Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo (APL VRP) esteve participando entre os dias 04 e 05 de dezembro do 4º Encontro Estadual de APLs de Agroindústrias e Alimentos. Estavam convidados para participar do encontro realizado nas dependências da Câmara de Vereadores de São Miguel das Missões os APLs de Agroindústria Familiar das Missões (anfitrião); Alto Médio Uruguai; Vale do Taquari; Vale do Rio Pardo; Celeiro e APL de Alimentos da Região Sul.
O evento contou com uma vasta programação, englobando as principais ações e dificuldades dos APLs de Agroindústria Familiar e Alimentos; avaliação da Política Estadual para o setor; debate sobre as perspectivas, sustentabilidade, SUSAF e FUNDOAPL; visitas técnicas à Agroindústria Familiar de mandioca descascada do senhor José dos Santos e à Vinícola Fin em Entre-Ijuís; visita ao Patrimônio Histórico e Cultural da humanidade de São Miguel.
Inicialmente, após as saudações iniciais, cada APL foi convidado para colocar suas experiências. O APL VRP falou sobre os resultados que conseguiu atingir no primeiro ano de convênio, ressaltando sobre a importância da manutenção do programa para que haja um avanço progressivo nos resultados e as áreas de agroindústria e produção de alimentos possa se constituir numa rentável forma de diversificação ao tabaco.
Um dos principais assuntos levantados foi a questão do uso indiscriminado de agrotóxicos pelos grandes produtores rurais que tem comprometido e inviabilizado a agricultura familiar no estado, principalmente na região das Missões, exigindo uma maior fiscalização e controle do poder público. Inclusive, para demonstrar as consequências do uso exagerado de agrotóxicos foi exposto um pé de milho contaminado.
Outro assunto muito comentado foi a preocupação com a precariedade do ensino rural que não contempla, dentro de sua grade curricular, matérias voltadas à realidade do jovem camponês, desmotivando sua permanência no campo e favorecendo o êxodo rural. Como os Planos Municipais de Educação deverão ser entregues até o início de 2015, comentou-se sobre a necessidade de alertar os municípios que, em sua grande maioria, são essencialmente agrícolas, a elaborarem os planos de forma que contemplem uma educação voltada ao campo, prevendo disciplinas e políticas pedagógicas específicas de interesse do jovem rural, valorizando sua permanência no campo, sob pena das propriedades do interior ficarem, em poucos anos, obsoletas e tomadas de idosos.
Ao final do evento foi elaborada a “Carta de São Miguel das Missões” com as principais reivindicação dos arranjos produtivos locais da área de alimentos e agroindústrias, a ser encaminhada aos órgãos governamentais, colocando sobre a importância da continuidade da política dos APLs que tem contribuído positivamente para o desenvolvimento das regiões onde estão instalados, proporcionando renda, diversificação e sustentabilidade ao meio rural.

4ºEncAPLs (12)
O 5º Encontro Estadual dos APLs de Agroindústrias Familiares e Alimentos está programado para ocorrer entre os dias 25 e 26 de março de 2015, durante a Expoagro Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS (BR 471, Km 161). Neste encontro, o novo Governo do RS eleito será convidado para acompanhar as explanações de cada APL sobre suas atividades e apresentar as perspectivas do governo quanto ao andamento do programa.

Clique aqui para ler a Carta de São Miguel – 4º Encontro de APLs