O 3º Encontro dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) das Agroindústrias Familiares do RS foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (28). O evento, realizado em Iraí, reúne gestores de arranjos deste setor econômico e tem como objetivo avançar na organização dos APLs e nas adequações aos Sistemas de Inspeção Municipal (SIM) e Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf). Além disso, tem como objetivo avaliar o estágio atual dos arranjos, expor os Planos de Desenvolvimento e apresentar o Fundo APL.
Na abertura, foi comemorado o aniversário de um ano da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau). A instituição, apesar do pouco tempo de atuação, já é considerada um exemplo organizativo de articulação de desenvolvimento regional.
Representando o governador Tarso Genro no evento, o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, destacou que a região vive um processo de retomada de seu desenvolvimento local. “Acabo de vir de uma agenda em Palmitinho, onde na cidade está se deslumbrando a criação de uma agroindústria de suínos. Isso significa mais empregos e um novo patamar para este município, até então de economia deprimida. E isso está ocorrendo muito em função do papel que o APL e esta Agência de Desenvolvimento regional têm desenvolvido.”
No mesmo sentido, falou o diretor-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pellegin. “Eu enxergo a criação da Agência de Desenvolvimento do Médio e Alto Uruguai como uma inovação. Quem fortalece um APL são os seus gestores e a capacidade de articular as entidades e empresas de determinada região para pensar juntos o desenvolvimento local”, afirmou De Pellegrin.
Ainda na noite de quinta-feira, representantes dos municípios de Iraí, Erval Seco, Nova Boa Vista, Pinhal, Rodeio Bonito e Pinheirinho do Vale entregaram ao coordenador de Adesão ao Munícipios do Susaf, da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Luis Fernando Dalcin, solicitação de auditoria de equivalência do Susaf. “Até dezembro de 2013, nós tínhamos sete documentações de munícipio. E só hoje, aqui, foram entregues sete”, destacou Dalcin.
Participam do 3º Encontro dos APLs de Agroindústria Familiar e Alimentos os arranjos das regiões Celeiro, Médio Alto Uruguai, Missões, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e APL Alimentos da Região Sul.
Confira a programação deste segundo dia do evento:
8h30 – Apresentação do Plano de Desenvolvimento do APL de Agroindústria Familiar Região Celeiro
9h00 – Apresentação do Plano de Desenvolvimento do APL de Agroindústria Familiar Região Missões
9h30 – Apresentação dos principais projetos agregadores de valor e ações coletivas dos APLs das Agroindústrias Familiares e Alimentos
10h00 – Debate entre os APLs
10h30 – Coffee Break
10h50 – Perspectivas das compras institucionais da Agroindústria Familiar – Gervásio Plucinski – Secretária de Desenvolvimento Rural do Governo do RS
11h10 – Apresentação do Fundo APL e fontes de financiamento e identificação e elaboração de projetos estratégicos agregadores de valor
12h00 – Almoço
13h30 – Experiência APL do Médio Alto Uruguai no apoio à implantação do Susaf. Modelo de Apoio às prefeituras. Legalização das Agroindústrias Familiares. Sistema de gestão local
15h30 – Coffee Break
15h45 – Debate entre os APLs
17h – Encerramento