APL de Alimentos e CVT planejam ações para 2019

Rio Pardo – As governanças do APL de APL de Agroindústria e Alimentos do Vale do Rio Pardo e do CVT Vale do Rio Pardo realizaram reunião para avaliar 2018 e projetar as ações do próximo ano. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 18, na sede do CVT, em Rincão Del Rey, Rio Pardo.352778_852587_apl_cvt

Em torno de 30 pessoas, representando as entidades que compõem as duas governanças participaram do encontro, que teve abertura pelo pró-reitor de Pesquisa e Exensão da Unisc, Angelo Hoff, que coordena a governança do CVT.

O gestor executivo do APL, Jesus Edemir Rodrigues fez um resgate histórico da atuação do APL na região, apresentando os recursos acessados e projetos desenvolvidos desde a sua formação, no ano de 2012. De acordo com Rodrigues, o trabalho coletivo das instituições possibilitou grandes avanços na diversificação, produção e agro industrialização de alimentos no Vale do Rio Pardo. Já o coordenador do APL, João Paulo Reis Costa apresentou um balanço das atividades realizadas em 2018. De acordo com ele, foram realizadas 19 ações coletivas, entre cursos, feiras e seminários na região, atingindo mais de 800 famílias no Vale do Rio Pardo.

O ano de 2019 será de foco na questão da legislação para a comercialização de alimentos da agricultura familiar, assim como o suporte as feiras rurais na região, tida como estratégica para o APL. Também foram apresentados os cursos a serem oferecidos pelo CVT na área de produção primária, bovinocultura de leite, boas práticas de fabricação de alimentos e gestão da unidade de produção familiar, associativismo e cooperativismo, que serão trabalhadas no próximo ano.

Sintonia

O destaque ficou por conta da importância de manter a sintonia da governança para buscar cada vez mais coesão entre as 33 entidades que compõe o APL, construindo a identidade do arranjo, aproximando cada vez mais do COREDE VRP, CVT e da AAVRP, na promoção da Agricultura Familiar e da produção de alimentos saudáveis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *