Seminário de Agroecologia marca aula inaugural do CVT

Santa Cruz do Sul – Ocorreu nesta terça-feira, dia 27, o IV Seminário de Agroecologia, promovido pela Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP), junto com a Uergs e a Unisc, por intermédio do APL de Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo. Na oportunidade ocorreu a aula inaugural do Centro Vocacional Tecnológico de Diversificação da Fumicultura DSCN5626do Vale do Rio Pardo (CVT), em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O evento contou com cerca de 270 pessoas, de mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul, e também esteve presente o pesquisador do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Alfredo da Costa Pereira Junior.
Segundo o coordenador do APL de Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo, João Paulo Reis Costa está sendo dado um passo muito importante de fortalecimento da Agricultura familiar no VRP, pois estamos iniciando as atividades do CVT da Diversificação, com o IV seminário de Agroecologia promovido pela AAVRP, numa articulação do APL. “São três entidades que juntas somam mais de 50 entidades da região que trabalham com a Agricultura familiar e estão sensíveis ao debate da Agroecologia. Não podia ter estreia melhor para o nosso CVT”, salientou João.
O pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Ângelo Hoff, ressaltou que a governança do CVT está muito satisfeita com a presença, a participação e energia percebida neste primeiro dia das aulas regulares do CVT. “A programação foi intensa e atingiu os objetivos de envolver a governança e lideranças institucionais da região que trabalham com agricultura familiar, principalmente com os jovens das escolas famílias agrícola e agricultores. Foi gratificante ver a interação de todos e ver o interesse nos jovens agricultores em expandir os negócios familiares”, ressaltou Hoff.
Durante a manhã ainda ocorreu uma mesa redonda sobre Segurança e Soberania Alimentar na perspectiva da Agroecologia, composta pelo Prof. Dr. Alfredo da Costa Pereira Junior – Pesquisador Titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Profa. Dra. Gisele Martins Guimarães – Docente do Departamento de Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dr. Fernando Rogerio Costa Gomes – Embrapa Clima Temperado- Unidade Pelotas(RS) e Jesus Edemir Rodrigues – Gestor Executivo do Arranjo Produtivo Local de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo (APL VRP).
Durante a tarde foram realizadas oficinas temáticas, cujos temas abordados foram: Sementes Crioulas, Homeopatia Popular e Comunitária, Plantas Reparados do Solo, Controle Biológico na Lavoura, Pancs – plantas Alimentícias não convencionais e Princípios de Agrofloresta.

Fotos do evento

Michele Wrasse
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
conteudo@casemkt.com
(51) 3056.2840
FB: CaseMarketing /

CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro – 96810 174 – Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *