APL VRP recebe recursos da Consulta Popular 2016/2017

Santa Cruz do Sul – O Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo recebeu no início desta semana a liberação de recursos do Governo do Estado para a estruturação de uma rede de comercialização. O valor de R$ 465.531,68 foi depositado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) na conta da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que é a entidade gestora do APL VRP, e é oriundo do processo de Consulta Popular 2016/2017, via Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).340180_801806_reuniao_sdect_recursos_consulta_popular_web_

O pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, destaca que este processo é fruto de uma mobilização regional em 2016, via Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP).

“Fizemos uma grande mobilização com as entidades que compõe a governança do APL Alimentos do VRP para que este projeto fosse incluído e votado na Consulta Popular daquele ano e agora o Governo do Estado fez a liberação dos recursos para que possamos colocar o projeto em prática, que seráfundamental dentro do processo de diversificação da nossa agricultura familiar”, observou o professor Angelo Hoff.

Segundo ele esse recurso é fundamental para que a região avançar de forma estratégica, em especial, no reforço ao elo da comercialização dos alimentos produzidos pelos agricultores. “A hora é de reconhecer os eleitores que elegeram o APL como prioridade, as lideranças que pressionaram para o recurso ser liberado e, fundamentalmente, é hora de arregaçar as mangas e trabalhar muito”. A Unisc seráa responsável pela aplicação desse recurso e dará todas as condições para que o projeto seja executado de forma a proporcionar os melhores resultados para os agricultores familiares e produtores de alimentos.

Comercialização

Apontado como um dos gargalos na produção agrícola regional, a falta de uma estruturação de uma rede de comercialização para alimentos produzidos pela agricultura familiar do APL VRP sairá do papel. O plano visa aumentar a participação nos mercados de consumo de alimentos a nível local, regional e Estadual, desenvolvendo uma carteira de clientes como restaurantes e cozinhas industriais, supermercados, mercados institucionais e mercado final para cliente pessoa física.

O projeto terá uma duração de 18 meses e a ideia é montar uma estrutura técnica de quatro profissionais para potencializar a plataforma do Daqui Alimentos para atender a rede de comercialização de alimentos do APL VRP. Também serão desenvolvidas novas funcionalidades no sistema do Daqui Alimentos como para apurar o estoque das organizações dos agricultores familiares, fluxo de caixa, contas a receber e a pagar, entre outros.

Assessoria de Imprensa do APL VRP

Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692

Direção de Conteúdo

Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com

(51) 3056.2840 / 9999.46313

FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp

CASE MARKETING

Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro – 96810 174 – Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *