APL Produção de Alimentos realiza reunião de governança no CVT em Rio Pardo

Rio Pardo – O Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), em Rio Pardo, recebe na próxima terça-feira, dia 6 de março, a reunião de governança do APL da Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo. O local, que terá sua inauguração durante a Expogro Afubra, entre os dias 20 e 22 de março, abre suas instalações para que os gestores do APL possam conhecer a sua estrutura.332136_769586_img_20180118_102153109

Segundo o gestor do APL VRP,Jesus Edemir Rodrigues, é importante esta reunião no local, que vai abrigar também o próprio arranjo, após a sua inauguração. “É importante que se conheça a funcionalidade da estrutura, que vai abrigar uma série de cursos ao longo dos próximos meses para os agricultores familiares”, explica Jesus.

Durante a reunião da Governança, entre os temas que serão tratados está a apresentação das funcionalidades da Plataforma Daqui Alimentos e também a criação de um grupo técnico que irá elaborar regulamento para uso desta função. Além destes, ainda será feita a discussão e definição de estratégias para participar do Encontro Estadual dos APLs que ocorre no dia 21 de março, durante a realização da Expoagro Afubra 2018.

Jesus Edemir Rodrigues explica o lançamento do Daqui Alimentos também vai ser realizado durante a feira da Afubra. “Esta plataforma servirá como importante ferramenta para que os agricultores familiares, agroindústrias, cooperativas consigam expor e vender seus produtos para os diferentes públicos. Nos últimos dias temos feitos treinamentos nos municípios do Vale do Rio Pardo e estamos em fase final de implantação do aplicativo”, salientou.

Centro Vocacional Tecnológico

O Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo será um local de referência para abrigar as ações em favor da diversificação da agricultura familiar na região. Localizado em Rincão Del Rey, em Rio Pardo (RS), será inaugurado durante a Expoagro Afubra 2018.

O prédio de 911,18 metros quadrados foi construído em terreno da prefeitura de Rio Pardo dentro do parque da feira, e conta com auditório para 165 pessoas, quatro salas de aula, área para implantação de laboratórios de informática e de análises físicas e químicas e dependências administrativas.

As operações iniciarão com a oferta cursos para difusão de conhecimentos e tecnologias de produção de alimentos em cinco áreas como Boas práticas de produção primária de olericulturas, piscicultura e fruticultura; Dietas e melhoramento genético da produção de leite; Boas práticas de beneficiamento de alimentos de origem vegetal e animal; Gestão da unidade de produção familiar, associativismo e cooperativismo; e Produção orgânica, agroecológica e certificação.

Além de eventos e cursos, o CVT também irá abrigar entidades de forma permanente. A primeira a se instalar no prédio será o Arranjo Produtivo Local (APL) Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo (VRP). Como local de centralização das ações da diversificação da agricultura familiar da região, o CVT servirá como unidade de extensão que estimulará a transferência de conhecimento para o desenvolvimento regional sustentável.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *