DSCN3887

Cisvale recebe veículos para implantação de sistema de inspeção sanitária

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) foi contemplado nesta quarta-feira, dia 12 de abril, com um veículo para atuar dentro do projeto de implantação do serviço de inspeção sanitária. O mesmo será destinado para Sinimbu, sendo que a entrega foi realizada na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapa). Outros seis veículos serão destinados a partir da próxima semana beneficiando os municípios consorciados.

Estiveram presentes na solenidade de entrega o presidente do Cisvale, prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert; presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), prefeito de Candelária, Paulo Butzge; prefeita de Sinimbu, Sandra Backes; além de gestores do Cisvale e dos municípios. As chaves foram entregues pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo; e deputados estaduais, Edson Brum e Elton Weber.

Os veículos Renault Sandero foram entregues a municípios que estão em processo de aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). Um foi para o município de São Francisco de Paula; um para o Consórcio Cisga, da Serra Gaúcha; e outro para o Consórcio Cisvale, do Vale do Rio Pardo. “É muito importante estarmos cada vez mais equipando os municípios para as ações voltadas ao fortalecimento do Susaf e das agroindústrias familiares. Ainda, com o mecanismo dos consórcios é possível estender o uso do veículo a mais municípios para que possam ter uma ação conjunta e equilibrada nesta questão da sanidade”, destacou o secretário Polo.

O presidente do Cisvale, Giovane Wickert, destacou que a adesão ao Susaf/RS foi possível graças a recursos no montante de R$ 300 mil, numa articulação do APL VRP – Agroindústria e Produção de Alimentos, com o qual foi possível adquirir sete veículos, e faltava um para contemplar aos municípios dentro de uma logística estipulada pelo projeto, que era Sinimbu. “Quis a ironia, que justamente Sinimbu fosse o primeiro a ser contemplado. Os demais municípios receberão na próxima semana, pois o Cisvale teve que fazer o seguro e o emplacamento dos carros antes do repasse. Assim, conseguiremos dar um novo plus às agroindústrias da nossa região e todos irão se beneficiar disso”, explicou o prefeito de Venâncio Aires.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, disse que o veículo será importante dentro do processo de implantação do sistema. “Vamos alavancar as agroindústrias no nosso município. Temos uma série de atividades que possam ser beneficiadas e aumentar a comercialização desses produtos. Fomos o primeiro município beneficiado e estamos muito agradecidos, especialmente, ao Cisvale”, observou.

O Consórcio Cisvale é formado por Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. A responsabilidade será da cidade de Sinimbu.

 

Sobre o Susaf

O Susaf é um programa de reconhecimento de equivalência do serviço de inspeção municipal ao serviço de inspeção estadual. Em decorrência deste reconhecimento, os municípios podem comercializar seus produtos fora de seus limites. Atualmente são 20 municípios aderidos ao sistema no Rio Grande do Sul, mais de 200 pedidos de adesão, e em torno de 40 municípios em processo de adequação.

O Sistema, implantado em 2012, tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em todos os municípios do Rio Grande do Sul.

 

DSCN3891 DSCN3887 DSCN3861 DSCN3850 DSCN3837

APL VRP divulga plataforma de comercialização na Feira do Peixe em Arroio do Tigre

Evento se estende até quinta-feira, dia 13, na Praça Deputado Ivo Mainardi

 

Feira do Peixe movimenta Arroio do Tigre  (Divulgação)

Feira do Peixe movimenta Arroio do Tigre (Divulgação)

Santa Cruz do Sul – Uma das maiores feiras do peixe do Centro Serra, em Arroio do Tigre, conta com a participação do Arranjo Produtivo Local do Vale do Rio Pardo – Agroindústria e Produção de Alimentos. O APL VRP está participando da Feira do Peixe, Artesanato e Produtos Coloniais com a divulgação da plataforma de comercialização.
A abertura do evento, que é promovido pela Prefeitura e pela Associação dos Piscicultores de Arroio do Tigre e conta com o apoio da Emater/Ascar RS, ocorreu nesta segunda-feira e segue até quinta-feira, e ocorre na Praça Deputado Ivo Mainardi.
Além da comercialização de peixes, durante o evento ocorrem palestras e apresentações culturais. Segundo o gestor do APL VRP, Jesus Edemir Rodrigues, a feira do peixe é uma das atrações mais tradicionais da região do Centro Serra no período da Páscoa.
“É uma das formas de movimentar a economia na cidade, além de ser um atrativo. O APL VRP aproveitou a oportunidade para mostrar a plataforma de comercialização e marcar presença”, citou Rodrigues.

Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692
Direção de Conteúdo
Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 999946313
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro – 96810 174 – Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com