APL Vale do Rio Pardo: Primeira reunião de governança debate ações para novo convênio

Reunião APL Vale do Rio Pardo 2016

Reunião APL Vale do Rio Pardo 2016

Santa Cruz do Sul – As entidades que participam da governança do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Rio Pardo, que é focado no fomento das agroindústrias e produção de alimentos, tiveram a primeira reunião nesta quinta-feira, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Este também foi o primeiro encontro com a Unisc com

o entidade gestora do APL VRP, em substituição à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), que atuou como tal até o final do ano passado.
O pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, destacou que a universidade se propõe a ter um envolvimento maior com o arranjo, por intermédio dos seus professores, e melhorar a interação com os agricultores. “Não somos os salvadores da pátria, nem mesmo queremos criar falsas expectativas. A Afubra desempenhou um papel importante, mas acreditamos que podemos colaborar mais. Hoje é um dia de reestreia, após algum tempo na transição”, destacou Hoff.
Entre os desafios apontados pelo pró-reitor está o de dar um salto de qualidade na organização da cadeia produtiva, em especial, junto aos produtores. “E o projeto de plataforma de comércio será um meio de conseguirmos isso”, citou. Angelo Hoff destacou ainda que Jesus Edemir Rodrigues continuará sendo o gestor do APL/VRP – Agroindústria e Produção de Alimentos.

Pauta
A pauta da reunião foi extensa e tratou ainda sobre os convênios da Afubra/AGDI, que encerrou no ano passado; o da Unisc /AGDI / Editais, onde houve a apresentação do plano de trabalho; e da Unisc / AGDI / PPC, também com a apresentação do plano de trabalho. Ainda houve a discussão e encaminhamentos da agenda de ações transversais e ações coletivas e a a discussão do trabalho coordenado pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS, relativo ao à comercialização de produtos para atender ao mercado institucional. Por fim, houve a apresentação do projeto de pesquisa sobre mercado Institucional, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Unisc/ NEDET – Território do Vale do Rio Pardo / UERGRS.