Juventude do campo é chamada para construir as suas demandas através de conferê

Evento ocorre na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, na EFASC

262222_534343_dsc09065_web_

Na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, acontece em Santa Cruz do Sul, a 1ª Conferência Territorial de Juventude, uma promoção do Território Rural Vale do Rio Pardo, que engloba 28 municípios. O evento ocorre na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), entre as 9h e 17h, com o tema “As várias formas de mudar o Rio Grande do Sul e o Brasil: Protagonismo e garantia de direitos”.

Segundo o secretário executivo da Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA), Adair Pozzebon, esta conferência é uma etapa preparatória para as conferências Estadual, em outubro, e a Nacional, em dezembro. “As conferências territoriais são instrumentos de participação que ampliam os espaços de discussão e debate, em especial para as populações do campo, podendo contribuir para o fortalecimento da Política Nacional de Juventude”, explica Adair.

Além da discussão e formulação de propostas sobre os 11 eixos de debate que relacionam os direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude, a conferência territorial irá discutir e sugerir propostas para o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, que está sendo elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com a participação dos movimentos de juventude rural e será lançado em 2016.

A conferência é organizada pela Comissão Organizadora Territorial, através do Comitê de Jovens do Território, na qual fazem parte representantes do poder público (NEDET/UERGS, Prefeitura de Gramado Xavier e Emater/RS) e da sociedade civil organizada (AGEFA/EFASC e FETAG/STR), contando com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do CONJUVE/RS e do APL VRP.

Mais informações podem ser solicitadas ao Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), que funciona junto a UERGS – Unidade Santa Cruz, através e-mail – territoriovrp@gmail.com ou pelo telefone: (51) 9880-6799, além do site: www.juventude.gov.br