Renovação de convênio garante continuidade

Uma nova destinação de recursos vai garantir a continuidade das atividades desenvolvidas pelo Arranjo Produtivo Local do Vale do Rio Pardo (APL/VRP) nos próximos 16 meses. A renovação do convênio, firmado entre a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimento (AGDI) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira passada, dia 9. O aporte financeiro para o período é de R$ 238.680,00.

Com a formalização, os membros deram início às tarefas de executar o novo plano de trabalho, em reunião ocorrida ontem, dia 14, na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul. O primeiro passo, segundo diz o gestor executivo do Jesus Edemir Rodrigues, foi definir os representantes titulares e suplentes de cada instituição que integra o APL/VRP, seguido das indicações do coordenador, vice-coordenador e da equipe técnica.

As deliberações contemplaram ainda a participação do APL/VRP numa plataforma de comercialização de produtos fabricados pelos agricultores familiares, cuja ferramenta também será usada pelos outros cinco APLs de Agroindústrias e Alimentos conveniados no Programa de APLs da AGDI. Também foi solicitado aos membros da governança que indicassem as feiras municipais que contarão com apoio do arranjo local. O plano de trabalho, prossegue Rodrigues, conta também com o assessoramento aos municípios na adequação da legislação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), com o objetivo de pleitear adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (SUSAF), e à formação de missões empresariais, que buscam promover visitas de produtores a outras regiões, com o propósito de aperfeiçoar técnicas de produção.

Mário André Poll – MTb/RS 11.199
Departamento Comunicação Afubra
Foto: Luciana Jost Radtke